11 dicas de curiosidades que você talvez não saiba

     Volta e meia nos deparamos com coisas diferentes e não sabemos o que diachos é aquilo. Então hoje teremos dicas de coisas curiosas! Talvez depois de ler você não vá mais querer comer biscoitos de morango e começará a contar os segundos quando cair um raio.

Quer assistir este post no YouTube? Clique aqui!

1 - Corante Carmim - O carmim é uma substância corante, vermelho vivo, extraída da cochonilha fêmea (parente do pulgão). Esse corante é utilizado em biscoitos, iogurtes, sucos, doces, peças de vestuário, comésticos e assim por diante. É necessário matar por volta de setenta mil insetos para se conseguir cerca de meio quilo de corante. (E aí, biscoitos de morango ainda são tão legais assim? A lista de produtos que utilizam esse corante é imensa! Você deve comer praga de planta em tanta coisa e nem sabe.. hehe)


2 - Invenção do caixão - Os antigos sumérios, por medo, amarravam os cadáveres e amputavam os pés e a cabeça. Para o morto não achar o caminho de volta para casa, faziam um trajeto bastante tortuoso e distante para o enterro. Além disso, o morto era colocado dentro de um caixão e a tampa fechada com muitos pregos - por ser mais seguro do que apenas na terra - e uma pedra grande e pesada era posta em cima da tampa antes de ser coberto com terra. Depois disso tudo, outra pedra maior ainda era colocada por cima da sepultura. (Haja medo de morto! Você tem medo de morto também? Se daria ao trabalho de fazer isso tudo??)


3 - Símbolo hippie de paz e amor - Foi desenhado com base nos códigos de bandeiras, sendo a sobreposição das letras N e D, significando Nuclear Disarmament. (E ainda tem gente que relaciona esse símbolo com ideias de "anticristo". Vai entender...)


4 - Noite Feliz - Uma das canções mais populares de Natal foi inventada por causa de um incidente em 1818, na Áustria. Ratos invadiram a igreja e roeram os foles do órgão. O padre ficou preocupado de passar a noite de natal sem música e em suas peregrinações fez anotação imaginando como teria sido a noite em Belém, depois procurou um músico para que as transformasse em melodia. (Quem diria que ratos numa igreja seriam a causa de uma música assim?)


5 - Masculino e Feminino - Os símbolos dos sexos vieram da mitologia grega. O círculo com a cruz representa o espelho de Afrodite e o círculo com a flecha para o alto representa o escudo e a lança de Ares. (Você sempre confunde um símbolo com o outro? Talvez a imagem abaixo te ajude a lembrar!)


6 - As estrelas da Bandeira do Brasil - As estrelas representam o céu do Rio de Janeiro às 8:30 do dia 15 de novembro de 1889, a data da proclamação da República. Cada uma delas corresponde à um estado brasileiro. Ao contrario do que a maioria pensa, a estrela solitária na parte de cima da bandeira é o Pará e não o Destrito Federal. (Achava que era o DF, né? hehe. E aí, qual é a estrela do seu estado? Conta pra gente! Clique na imagem para ampliar)


7 - Jumento, mula, jegue, burro e asno - Jegue, jumento e asno são nomes regionais para designar o mesmo animal, porém a mula (ou muar/jerico) e burro são o resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento (mula quando fêmea e burro quando macho, ambos estéreis). Já o cruzamento de um cavalo com uma jumenta gera um bardoto. (Tá vendo, não é tudo a mesma coisa...)


8 - Beduínos - Em ocasiões especiais, essas tribos recheavam um peixe com ovos, então, o peixe era colocado dentro de uma galinha, a galinha colocada dentro de uma ovelha, a ovelha colocada dentro de um camelo e depois o camelo era assado. (Deve demorar pra ficar pronto.... Você comeria algo assim?)


9 - Iô-iô - Foi inventado como arma nas Filipinas, no século XVI. Pesava 2 quilos e tinha uma corda de 6 metros. Só foi se tornar um brinquedo em 1929. (Nunca imaginou que esse simples brinquedinho era usado pra matar gente, né? Hehe.. Se bem que ainda dá pra machucar um pouco...)


10 - Distância de um raio - Para saber que a que distância um raio caiu da sua casa, quando um relâmpago ocorrer, conte os segundos até começar a trovoada. Divida os segundos por 3 e terá a distância em quilômetros, por exemplo: se você contou 12 segundos, o raio caiu à aproximadamente 4 km de você. (Aprendi essa há um tempão e volta e meia fico contando os segundos..)


11 - Pacto de xixi - No Japão medieval, quando dois cavalheiros queriam selar um acorodo, eles urinavam juntos. ("E aí, acordo feito?" "Ok, vamos selar com um pacto de sangue!" "Que pacto de sangue o que! Vamos é dar uma mijada juntos e tá tudo certo!")


E aí, curtiu? Tem mais alguma curiosidade pra adicionar na lista? Conta pra gente!


4 comentários:

  1. Comentei agora em outro post. Só queria dizer que vou seguir teu blog! Sou nova nessas coisas ainda

    ResponderExcluir
  2. Putz, pacto de xixi, por essa eu não esperava. tenho lido esse blog direto. acabo chegando aqui pelo linklog. muito bom

    ResponderExcluir
  3. caraca, é o Pará mesmo? sempre achei que fosse o DF mesmo. o pacto de xixi é dose mesmo

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, agradecemos a partcipação de vocês no blog. Que bom que têm gostado!

    ResponderExcluir

Por favor, não faça spam e seja EDUCADO.